

“Já tinha procurado atendimento outras vezes, mas não dava encaminhamento. Com o mutirão , consegui fazer a cirurgia rapidamente. Desde o pré-operatório até depois do procedimento, fui muito bem tratada e orientada pelos profissionais”, afirma Dinah. Eliana Xavier de Souza, de Várzea da Roça, foi uma das atendidas na etapa realizada em Jacobina, entre segunda (12) e esta quarta-feira (14). Ela descobriu a necessidade de fazer uma cirurgia para retirada de vesícula em um exame de rotina.
“Já tenho histórico na família, então me preocupo bastante com a prevenção. Já estava com o diagnóstico e fiquei sabendo por uma rede social que teria o Mutirão. Na mesma hora, decidi que viria para Jacobina para agendar a minha cirurgia, que será no dia 24 de julho”, conta. Eliana ainda descobriu nos exames pré-operatórios ter uma hérnia, que será operada no mesmo dia.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que o atendimento oferecido no Mutirão de Cirurgias é integral, com a realização de exames e consultas pré-operatórias até o pós-operatório, com a garantia de dispensação dos medicamentos necessários para a recuperação completa do paciente.
“Mais importante que os números, é a possibilidade de devolução da qualidade de vida a cada um que é atendido no Mutirão. Alguns deixam até mesmo de fazer coisas simples no dia a dia por conta dos problemas de saúde. Essa ação tem conseguido trazer de volta a alegria não só dos pacientes, mas também dos familiares”, comenta o secretário. As próximas etapas do mutirão já estão sendo planejadas. As datas e os locais de atendimento serão divulgados no site da iniciativa.
Fonte: Ascom/Sesab


