A Embasa a reduziu, temporariamente, o abastecimento em Salvador e parte da Região Metropolitana nesta terça-feira (6), após fortes chuvas alterarem a qualidade da água no rio Joanes. A medida, de acordo com a empresa, visa manter a água distribuída dentro dos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde.
A redução afeta os municípios de Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e as ilhas de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos.
Segundo Joana Rolemberg, diretora de Operação da Embasa na RMS, o uso racional da água armazenada nas residências é essencial.
“Foi necessário diminuir o volume da água distribuída. Por isso, é ainda mais fundamental que a população economize”, alertou.
Ainda conforme a Embasa, as chuvas aumentaram a turbidez da água ao arrastarem sedimentos, minerais e matéria orgânica para o rio. Isso alterou temporariamente a composição da água captada.
A Embasa afirma que equipes técnicas monitoram o manancial 24 horas por dia para ajustar o tratamento e restabelecer o fornecimento normal o quanto antes.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.