Desvio de 500 mil quilowatts/hora

Academia de luxo e três frigoríficos são flagrados com 'gato de energia' em Feira de Santana

Segundo a Neoenergia Coelba, os estabelecimentos desviaram 500 mil quilowatts/hora de energia

Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba
Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

Uma academia de alto padrão e três frigoríficos foram flagrados com ‘gato de energia elétrica’ durante uma operação da Neoenergia Coelba em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. A ação ocorreu no último mês e teve como objetivo fiscalizar unidades comerciais mapeadas com possíveis fraudes.

Segundo a concessionária, os estabelecimentos desviaram 500 mil quilowatts/hora de energia, quantidade suficiente para abastecer cerca de 10 mil residências por 15 dias. As equipes encontraram ligações clandestinas feitas por pessoas não qualificadas, colocando em risco a segurança da população e causando prejuízos ao fornecimento.

Essas unidades precisaram pagar pelo consumo não medido para que tivessem a energia restabelecida, com a incidência de multa e juros. Além disso, os proprietários poderão responder a inquérito policial. A ação demonstra que furtar energia não compensa, pois iremos identificar a ligação clandestina e o infrator pagará por tudo o que deixou de medir”, afirmou Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.

A empresa explica que furtos sobrecarregam a rede elétrica, dimensionada para uma carga previamente calculada. Essa sobrecarga pode causar quedas de energia em ruas, bairros e até cidades inteiras.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de prisão. A Neoenergia Coelba reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site.