Veja o resumo da noticia
- Governador Jerônimo Rodrigues empossa Adriana Marmori para segundo mandato como reitora da Uneb, quadriênio 2026–2029.
- Cerimônia de recondução na Governadoria, em Salvador, com presença de autoridades e representantes da comunidade acadêmica.
- Reitora e vice-reitora assumem novo ciclo em 13 de janeiro, após reeleição com mais de 93% dos votos válidos.
- Gestão prevê fortalecimento das políticas estudantis, valorização de técnicos e docentes e expansão da Uneb.
- Objetivo é consolidar a universidade como espaço de produção de ciência, tecnologia e inovação.
- Recondução representa continuidade e compromisso com a diversidade e inclusão, segundo estudante indígena.
- Secretária da Educação destaca parceria estratégica para o fortalecimento da educação pública na Bahia.

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta segunda-feira (5), o termo de posse da professora Adriana Marmori para o segundo mandato como reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), reeleita para o quadriênio 2026–2029.
A cerimônia de recondução foi realizada na Governadoria, em Salvador, e contou com a presença de secretários estaduais, reitores das universidades estaduais de Santa Cruz e do Sudoeste da Bahia, além de gestores e representantes da comunidade acadêmica e da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso.
“Esse alinhamento entre as universidades estaduais é fundamental, pois reforça o debate e fortalece a Uneb e a educação superior na Bahia. Por isso, agradeço a Adriana e Dayse por essa entrega”, afirmou o governador.
A reitora Adriana Marmori e a vice-reitora Dayse Lago assumem oficialmente o novo ciclo no dia 13 de janeiro, permanecendo nas respectivas funções até 2029. Assim, a chapa foi reeleita com mais de 93% dos votos válidos, tendo o resultado sido aprovado por unanimidade nos colegiados da instituição.
Forlecimento de políticas estudantis
Para o novo mandato, a gestão prevê o fortalecimento das políticas estudantis, a valorização da formação de técnicos e docentes e a ampliação da presença institucional da Uneb nos cenários estadual, nacional e internacional.
“Nosso objetivo é consolidar a universidade como um espaço reconhecido de produção de ciência, tecnologia e inovação”, destacou Adriana.
O trabalho da reitora à frente da Uneb se destaca pela ampliação de projetos sociais, pela defesa da inclusão, pela valorização das mulheres, bem como pela aproximação da universidade com as comunidades. Assim, para o estudante indígena Diego Silva, do campus Salvador, a recondução da gestão representa continuidade e fortalecimento institucional.
“Enquanto estudante, especialmente indígena, confio nas professoras Adriana e Dayse para conduzir a universidade de forma comprometida com a diversidade e a inclusão. O perfil da nossa instituição mudou e torcemos pelo sucesso da Uneb”, afirmou.
Por fim, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância do momento para a política educacional baiana.
“É a recondução de um projeto de educação comprometido com a inclusão e com o cuidado na educação de jovens e adultos, indígenas, quilombolas e populações do campo. Trata-se de uma parceria estratégica para o fortalecimento da educação pública na Bahia”, avaliou.


