Trecho 1

Área para vias de acesso à Ponte Salvador - Itaparica é desapropriada

Construção de acessos viários em Salvador integra o Trecho 1 da ponte que pretende ligar a capital baiana à Ilha de Itaparica

Projeção da Ponte Salvador - Itaparica. Imagem: Divulgação
Projeção da Ponte Salvador - Itaparica. Imagem: Divulgação

O governo estadual publicou um decreto em que declara de utilidade pública uma área localizada em Salvador. De acordo com o ato, o trecho de 2,2 mil m² será desapropriado para dar lugar aos acessos viários da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica.

O decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e o secretário da Infraestrutura, Sérgio Brito, foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia nesta terça-feira (14).

O documento autoriza o consórcio Sistema Rodoviário Ponte Salvador Ilha de Itaparica a promover os atos administrativos e judiciais, “se necessário em caráter de urgência”, para colocar em prática a desapropriação da área indicada.

Trecho 1

De acordo com o consórcio responsável pela construção da ponte, os acessos viários em Salvador fazem parte do trecho 1 do projeto. As estruturas serão construídas entre os bairros da Calçada e Água de Meninos, incluindo um conjunto de viadutos e dois túneis paralelos aos existentes na Via Expressa.

Trecho 2

Após conclusão do sistema viário de Salvador, o consórcio afirma que dará início às obras da ponte Salvador-Itaparica, com 12.4 km de extensão.

Essa etapa integra o trecho 2 e foi dividida em três fases: trecho de aproximação na Ilha de Itaparica, com 4.6 km, trecho de aproximação em Salvador, com 6.9 km de extensão, e trecho estaiado, com 0.9 km de comprimento e 85 m acima do nível do mar.

Trecho 3

Já o trecho 3 abrange a construção de acessos viários na Ilha de Itaparica.

“O Sistema Viário de Itaparica possui aproximadamente 30 km de extensão, compreendidos entre a chegada da Ponte Salvador–Itaparica até a Ponte do Funil, através de uma nova rodovia projetada, que compreende a construção de viadutos incorporados em três interseções”, detalha a concessionária responsável pelo projeto.

Trecho 4

Por fim, o trecho 4 diz respeito à recuperação e duplicação de trecho da BA-001 nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.