O China Craft Beer, festival chinês de cerveja artesanal, foi encerrado, nesta quinta-feira (17), no Centro Internacional de Exposições de Shangai. No painel sobre cervejarias, competições e o futuro do segmento, o Bahia Beer Festival – Alagoinhas, no município da zona turística Caminhos do Sertão, foi destaque, representando o Brasil e a América do Sul.
O embaixador do evento baiano, Develon Rocha, fez uma apresentação sobre a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Alagoinhas, para o incremento do turismo associado à produção de cerveja na cidade, que sediou, em novembro de 2024, o Congresso e o Concurso Internacional de Cervejas do Brasil, que fizeram parte da programação do Bahia Beer.
A iniciativa reuniu expositores de 34 países, com mais de mil amostras da bebida, atraindo a atenção de mercados do exterior, incluindo o asiático.
“O mercado asiático de cervejarias está impressionado com Alagoinhas, cidade que tem um potencial enorme, não só no Nordeste, como no Brasil. Já tínhamos divulgado o Bahia Beer na Coreia do Sul, em abril, onde firmamos um termo de cooperação. Aqui em Shangai, também fechamos parcerias. Da China, iremos ao Japão, para outros contatos. A ideia é que os asiáticos aumentem a sua participação no festival baiano, movimentando negócios no turismo”, relatou Develon.
Da sede da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em Salvador, o titular da pasta, Maurício Bacelar, comemorou a participação destacada do estado no evento chinês.
“Quando o governo estadual e o município de Alagoinhas se uniram para a criação do Bahia Beer, em 2023, a proposta era que o evento tivesse alcance nacional e internacional, mas não tão rapidamente. Festejamos e estamos motivados para fazer a terceira edição do festival, ainda melhor, com o envolvimento de um número maior de produtores baianos, brasileiros e estrangeiros, que irão injetar recursos na cadeia do turismo da região”.
Capital da cerveja
A cidade, localizada no agreste da Bahia, é conhecida por ser a capital da cerveja. O título se deve ao fato de Alagoinhas ser a morada de fábricas de cerveja como a Schincariol, primeira a ser instalada na cidade, em 1997, e logo depois foi comprada pelo Grupo Heineken, que hoje divide o território com o Grupo Petrópolis.
O interesse das indústrias de cerveja pelo município se justifica pela presença de rios, lagoas e córregos de água doce presentes no local fazendo de Alagoinhas um polo aquífero na Bahia, uma vez que a produção de cervejas tem como requisito água de excelente qualidade.
Alagoinhas também abriga outras indústrias que contribuem para a economia da cerveja e que compõem o produto como a produção de latas, tampas, rótulos e garrafas.
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