Bebida adulterada

Bahia investiga primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol após morte em Feira de Santana

Amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) investiga o primeiro possível caso de intoxicação por metanol no estado. A suspeita surgiu após a morte de um homem em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, na madrugada desta sexta-feira (3). A Sesab coletou amostras biológicas e ecaminhou para análise laboratorial. O resultado deve sair em até sete dias.

Assim que a ocorrência foi registrada, a Sesab confirmou a investigação e convocou uma reunião emergencial para definir estratégias de monitoramento e prevenção. A Secretaria da Saúde de Feira de Santana também reconheceu o caso.

O episódio ocorre em meio à repercussão nacional sobre a venda de bebidas adulteradas. Até a tarde desta quinta-feira (2), o Brasil registrava 59 notificações de suspeita de intoxicação por metanol. Desse total, 11 já tiveram a presença da substância confirmada em exames. De acordo com o Ministério da Saúde, 53 notificações são de São Paulo, 5 de Pernambuco e 1 do Distrito Federal.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a formação de um estoque de etanol farmacêutico para uso hospitalar. Foram adquiridas 4.300 ampolas do antídoto e reservados 4 mil litros do produto nos hospitais universitários federais. O objetivo é garantir acesso imediato ao tratamento em qualquer centro de referência do país.

Além disso, Padilha também recomendou à população que evite consumir bebidas destiladas de origem duvidosa, sobretudo as incolores.