O anuário estatístico da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostrou que a Bahia foi o estado do Nordeste em que mais se originaram viagens interestaduais em 2024. No total, mas de 2 milhões de bilhetes de passagens foram emitidos tendo outros estados do país como destino.
Ainda segundo o relatório, em 2023, a Bahia tinha 38 empresas habilitadas para o transporte interestadual de passageiros. Em 2024, esse número subiu para 43.
Municípios contemplados
Em todo o país, a Bahia aparece dentre os três estados com maior número de municípios contemplados por linhas interestaduais de transporte de passageiros. Minas Gerais e São Paulo completam o top 3.
Dos 417 municípios, 51,32% são atendidos por ao menos uma linha interestadual. Além da Bahia, estados como Tocantins, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Goiás foram os destaques neste segmento de municípios atendidos.
No entanto, o estado do Tocantins foi o que registrou o maior índice de cobertura, com mais de 68% de seus municípios contemplados por viagens interestaduais.
Destinos
Por outro lado, 51% dos passageiros transportados em todo o país tiveram como destino os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Em contrapartida, os estados que apresentaram menor demanda foram Amapá, Acre, Rondônia, Alagoas, Roraima, Amazonas e Rio Grande do Norte. Individualmente, estes estados não ultrapassaram 1% da movimentação nacional.
Nesse sentido, a Bahia foi o destino de 2,3 milhões de passageiros ao longo de 2024.