
O diretor-geral do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Max Passou, afirmou que busca estratégias para reduzir o valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele deu a declaração nesta terça-feira (11), durante entrevista ao programa Ligação Direta, da Salvador FM.
De acordo com Max, a pasta, juntamente com outros órgãos de trânsito nacionais, estuda estratégias não apenas para diminuir o valor da CNH, mas também para manter a capacitação do condutor.
“Acho que vamos, sim, baixar o valor da carteira de habilitação. Mas nós vamos tentar assegurar o máximo possível que vamos conseguir fazer um processo de formação do condutor. Que ele tenha o mínimo de exigência, que seja um condutor qualificado para dirigir o carro nas ruas”.
O diretor-geral do Detran-BA estimou que o valor deve cair para menos da metade do que é pago atualmente. Passos também explicou sobre a possível retirada da obrigatoriedade da aula teórica, iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
“A ideia é que a aula teórica seja realizada pelo governo federal, por meio da Senatran, do Ministério dos Transportes e de forma online, como já fazem as autoescolas. O governo bancaria isso. Já as aulas práticas, a pessoa credenciaria um instrutor para ter aula. Ou então, diminui a obrigatoriedade do número de aulas”.


