Surto

Casos de catapora voltam a crescer na Bahia em 2025

De janeiro a agosto de 2025, houve um aumento de 10,7% nos casos da doença. Foram confirmadas 788 ocorrências

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

A Bahia vive uma alta nos casos de varicela, mais conhecida como catapora. Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que, de janeiro a agosto de 2025, houve um aumento de 10,7% nos casos da doença. Foram confirmadas 788 ocorrências.

As notificações para a doença este ano, até o dia 23 de agosto, concentram-se em Salvador, com 319 casos, Itapetinga (40), Camaçari (34), Porto Seguro (27) e Itiúba (26).

Prevenção e vacinação contra catapora

O infectologista e consultor do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, pontua que a doença, que se propaga de forma rápida, pode ser prevenida com vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada.

“Temos vacinas seguras e eficazes para prevenir a doença e suas complicações graves. Por isso, os pais devem manter o calendário vacinal das crianças em dia, principalmente neste período do ano, quando as temperaturas começam a subir e há maior circulação de pessoas em ambientes como escolas e creches”, afirma.

O especialista ainda orienta que as crianças devem tomar a primeira dose entre 12 e 15 meses e a segunda entre 4 e 6 anos. Em situações de surto, é possível vacinar os bebês a partir do 9º mês de vida. Já os adolescentes e adultos que não tiveram catapora e não se vacinaram devem tomar duas doses, com um intervalo mínimo de quatro semanas entre elas.