
A Neoenergia Coelba deu início, nesta terça-feira (22), à Operação Gatonet nos municípios de Jacobina, Santo Amaro, Irecê e Paulo Afonso. A iniciativa, que tem como objetivo remover os cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes, acontecerá ao longo da semana nas principais vias das cidades.
A operação intensifica as ações já realizadas pela distribuidora de combate aos provedores irregulares de telecomunicações.
Para evitar que seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido, a distribuidora disponibilizou um canal de atendimento direto para que empresas possam se regularizar. Através do e-mail [email protected], os provedores poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.
O Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes, podendo causar graves acidentes com a população e interrupções de energia.
Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.
“A nossa ação visa mitigar os riscos para a população e diminuir a poluição visual nas cidades. Em alguns municípios, como em Jacobina, a operação será realizada em parceria com a prefeitura municipal. Nosso trabalho é contínuo e somente neste ano, já removemos mais de 200 toneladas de cabos irregulares na Bahia”, destaca Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.
Descubra se o seu provedor é Gatonet
A população também pode ser aliada da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora orienta que os clientes só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança.
Para verificar a lista completa dos provedores autorizados, acesse o link.
Responsabilidades
A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).
De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.