O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta terça-feira (29), ordens de serviço para início de importantes obras no trecho 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No início da manhã, o chefe do Executivo estadual autorizou a reforma da Estação da Calçada, na Cidade Baixa.
A obra de restauração contará com manutenção da estrutura histórica e aberturas na cobertura das plataformas. Ainda haverá construção de um museu e áreas de lazer e serviços para o cidadão. As antigas plataformas de embarque estão sendo demolidas para abrigar a nova estrutura para partidas e chegadas do VLT.
Em seguida, Jerônimo Rodrigues assinou a ordem de serviço para a construção do Mercado São Braz, em Plataforma, no Subúrbio de Salvador. O centro comercial e gastronômico contará com restaurante, bar, espaços multiúso, áreas de comercialização de pescados e de outros alimentos regionais.
A obra é classificada pelo governo estadual como um marco para o desenvolvimento econômico do Subúrbio.
“Queremos valorizar o entorno do VLT. Vamos ter uma obra muito bonita, um meio de transporte moderno, geração de emprego, um roteiro ainda mais forte para quem quer fazer turismo no Subúrbio. Vai ser um ambiente de final de semana para dinamizar a economia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a cerimônia, que contou com a presença de marisqueiras e pescadores da região.
À frente do projeto, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Sedur, foi autorizada a dar início à construção do equipamento. O espaço abrigará
quiosques, calçadão com acesso à praia, mirante e um novo acesso viário.
Unidade de beneficiamento de pescados
Também foi autorizada a construção de uma unidade de beneficiamento de pescados. No local, uma estrutura será adequada às normas exigidas pelos órgãos de controle e segurança sanitária para quem trabalha com pesca e coleta de mariscos.
A unidade produtiva vai contar com salas de lavagem de pescados, embalagem, cozimento e defumação, câmaras de expedição e armazenamento, túnel de congelamento, fábrica de gelo, sala de embutidos, sala de salga e administrativo.
Trecho 2 do VLT
Além da autorização para as obras, o governador visitou áreas onde já ocorrem intervenções de terraplenagem, como em uma das passagens do Hospital do Subúrbio, e no trecho que liga a unidade hospitalar à região de Águas Claras. No canteiro próximo à BR-324, ele também acompanhou o andamento da construção de um dos viadutos.
O modal terá três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã, abrangendo 36,4 quilômetros de extensão, com 34 paradas. Ao todo, serão destinados pelo Estado cerca de R$ 5 bilhões para o VLT. O sistema terá capacidade de transportar até 100 mil passageiros por dia.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.