Mais de 20 pessoas afirmam ter sido lesadas ao tentar comprar filhotes de cães de raça com o Canil Escobar, localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O estabelecimento atua por meio de perfis no Instagram e WhatsApp. Conforme relatado, as vítimas pagaram valores que chegam a quase R$ 2 mil. Mas, mesmo após meses da compra, ninguém recebeu o pet, nem o dinheiro de volta, afirmam os denunciantes. A direção do canil nega as acusações.
Ao PS Notícias, as vítimas contaram sobre a negociação com o estabelecimento. Segundo elas, após o interesse no animal, o contrato era assinado e o pagamento efetuado, alguns deles de forma integral. Em seguida, havia um prazo para o desmame e também para a realização de exames. No entanto, as vítimas alegam que, após este período, os animais não foram entregues. Além disso, afirmam que se iniciou uma série de desculpas apresentadas pela direção do canil, como o mau tempo, para justificar a falta de entrega.
As reclamações já passam de 50 no site Reclame Aqui, que também serviu de canal para unir as vítimas. Dessa forma, os clientes criaram um grupo onde compartilham as experiências passadas com o canil.
Relatos das vítimas
A psicóloga Paula Carvalho, uma das vítimas, explica que conheceu o canil pelo Instagram, escolheu uma yorkshire e fez um pagamento de R$1.960, que incluía a entrega do filhote. Segundo ela, quando tentou cobrar respostas, pararam de respondê-la. Além disso, Paula afirma que o canil usa um endereço falso em Camaçari.
“Nossa luta é alcançar o máximo de pessoas possível, pra que ela pare. Tem vítimas que estavam em quadro depressivo e queriam um cachorro pra ajudar na fase. Uma delas tem dois filhos atípicos. Quando souberam que não teriam mais o cachorro, entraram em crise. Então, não é só sobre o dinheiro. Tem também a questão emocional. A pessoa realmente espera por aquele animal”, salienta.
Ádina Oliveira, design de interiores, afirma que fez a compra em 2022, com previsão de entrega do filhote para maio do mesmo ano, mas isso não aconteceu. Ela chegou a entrar na Justiça, porém o endereço informado no contrato não existia. Dessa forma, o caso acabou sendo arquivado por nunca conseguirem localizar a responsável pelo canil, identificada como Stefani Elisabeth Baião Torres.
A autônoma Millams Verônica conta que também fez a compra, acreditando na credibilidade do perfil, que existe desde 2019 e fazia transmissões mostrando algumas das entregas. No entanto, o filhote não chegou para ela e até o momento o valor não foi recuperado. Já Monik Santana, que também é autônoma, tentou comprar um filhote de Shih-tzu, no valor de R$1.320 e passou por dificuldades. Segundo ela, a negociação começou de forma tranquila, mas logo percebeu atrasos e falta de clareza na comunicação.
Outra vítima, que preferiu não se identificar, contou que chegou a passar pela mesma situação, mas conseguiu reaver o dinheiro gasto no cartão. Ela pediu o estorno ao banco, mostrando as provas que tinha de que havia sido enganada. Em seguida, ela relata que começaram as perseguições por parte da dona do canil, que buscou a empresa onde ela trabalhava para alegar ameaças.
O que diz o Canil Escobar
Também procurado pela reportagem do PS Notícias, o Canil Escobar negou as denúncias e afirmou que todas as alegações feitas contra o estabelecimento são “infundadas e desprovidas de veracidade”. A empresa destacou que atua há mais de 15 anos no mercado, com foco no bem-estar dos animais e na transparência com os clientes.
O canil informou, ainda, que disponibiliza canais de atendimento para composições amigáveis e acordos, inclusive um contato jurídico específico por e-mail.
Segundo o posicionamento, parte das acusações seria de pessoas sem vínculo contratual ou que já tiveram demandas solucionadas, mediante estorno ou acordo devidamente registrado. Além disso, afirma que, em outros casos, há clientes que recusaram formalizar distratos ou aceitar propostas de conciliação.
“O Canil Escobar, portanto, não compactua com qualquer tipo de desrespeito, ameaça ou tentativa de manchar nossa reputação construída com tanto esforço. Estamos seguros de que a Justiça prevalecerá sempre que necessário e seguimos à disposição para apresentar toda a documentação comprobatória de cada caso, incluindo contratos, comprovantes de estorno e comunicações oficiais, para afastar qualquer dúvida sobre nossa conduta. Reiteramos que a prioridade do Canil Escobar continuará sendo o cuidado humanizado com nossos filhotes e a manutenção de relações transparentes, equilibradas e respeitosas com nossos clientes”.
O PS Notícias também entrou em contato com a Polícia Civil, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.