

A comandante do Gmar, major Ana Fausta de Assis, lembra que para muitas pessoas é tradição pular ondas durante a passagem do ano, mas alerta para algumas atitudes que podem ser perigosas. “As pessoas devem cumprir seus rituais de passagem sem adentrar muito no mar”, orientou a oficial. A bombeira lembra ainda que banhos de mar não são recomendados para pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas. “O álcool reduz os reflexos e pode contribuir para acidentes”, alertou.
Os devotos de Bom Jesus dos Navegantes também estarão protegidos pelo Gmar. Uma equipe de bombeiros especialistas em salvamento aquático acompanhará da terra a procissão marítima que transporta a imagem sagrada. Equipamentos de salvamento como prancha de resgate e apitos sinalizadores darão apoio ao trabalho.
Efetivo
Com praias lotadas por baianos e turistas e para garantir a segurança de todos, o Gmar manterá ações preventivas e de salvamento nas principais praias da capital e na Lagoa do Abaeté durante todo o Verão. As atividades acontecem durante a semana e são intensificadas nos feriados e finais de semana pela Operação Verão 2016/2017, lançada em dezembro.
De terça a quinta-feira, dias em que o movimento é reduzido, o Gmar emprega uma equipe com nove guarda-vidas. Entre sexta e segunda-feira o efetivo pode chegar até 20 profissionais.
Além dos postos fixos montados com equipamentos nas praias mais apreciadas pelos banhistas, rondas serão realizadas no Subúrbio Ferroviário, principalmente em São Tomé de Paripe. Para enfrentar a dinâmica da estação mais quente do ano, o bombeiro passa por um treinamento semanal para manutenção e condicionamento físico.
Fonte: Ascom/ Marcia Santana


