Nesta segunda-feira (19) começa a visita da delegação de El Salvador (país da América Central), que vem ao Brasil conhecer as políticas e experiências na prevenção e assistência às doenças não – transmissíveis, incluindo o diabetes. Às 9h, o grupo será recebido no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) pela sua diretora e fundadora, Reine Chaves Fonseca. Ela fará apresentação sobre a Rede de Atenção ao Diabetes no Estado e como o Cedeba está estruturado. À tarde, às 14h, está programada visita ao Cedeba e, das 15h às 16h, ao Ambulatório Multidisciplinar do Pé Diabético.
Na terça-feira (20), às 11h, a delegação será recebida pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que fará exposição sobre a saúde na Bahia e os avanços com a descentralização da assistência. Antes, o grupo terá, das 8h30 às 10h30, no Cedeba, exposição da líder de Oftalmologia, a retinóloga Tessa Mattos sobre “O Olho diabético e seus cuidados”. À tarde, haverá apresentação e discussão de protocolos clínicos para Assistência ao Diabetes Atenção primária de Saúde.
A visita da delegação prossegue até o dia 23 no Cedeba, referência na assistência a diabetes, obesidade e endocrinopatias, um dos centros de excelência no Brasil, credenciado pela World Diabetes Foundation (WDF), e que teve o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A visita faz parte da Cooperação Brasil – El Salvador, com o projeto "Fortalecimento das Capacidades de Equipe Multidisciplinar de Saúde para Abordagem Integral de Doenças Não – Transmissíveis Priorizadas". Integram a delegação a coordenadora da Unidade de Promoção, Prevenção e Vigilância das Doenças Não – Transmissíveis do Ministério da Saúde de El Salvador (MINSA),Estela Alvarenga Alas De Menjivar, e os médicos José Miguel Velis Artero, Lil Guadalupe SaenzUmaña, Nora Elizabeth Duarte de Garcia, Romeo Ernesto Ramirez Alas, Ricardo Armando Peñate Guerra. Acompanhando o grupo, pelo Ministério da Saúde/ Coordenação Geral de Atenção Especializada, a técnica Roberta Rehem de Azevedo..
SECOM // ACJR