Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pode conceder a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Casa, ao senador Flávio Bolsonaro (PL). A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Diego Castro, também do Partido Liberal.

Para o deputado propositor, a homenagem reconhece a atuação política do senador e sua projeção nacional no cenário atual.


“Flávio Bolsonaro tem exercido um papel de destaque no Senado Federal, defendendo pautas que dialogam com uma parcela significativa da sociedade brasileira. A Comenda Dois de Julho é um reconhecimento a essa trajetória e à relevância que ele assumiu no debate nacional”, declarou Diego Castro.

O parlamentar disse ainda que a iniciativa ocorre em um contexto de reorganização do campo político ligado ao bolsonarismo.


“Diante dos acontecimentos recentes envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio surge como uma liderança natural desse projeto político. A homenagem da Assembleia Legislativa da Bahia é uma forma de reconhecer essa liderança e o compromisso dele com as ideias que representa”, declarou.

Ainda segundo o deputado, a concessão da honraria não deve ser considerada como um gesto pessoal ou partidário, mas sim um reconhecimento institucional.

Próximos passos

Para a honraria ser concedida, após a proposição do deputado, a proposta deve tramitar nas comissões da Casa. Dentre elas, a de Constituição e Justiça, que avalia a legalidade e a pertinência da proposta. Em seguida, o projeto é levado ao plenário da Assembleia Legislativa para discussão e votação.

A honraria deve ser aprovada pela maioria dos deputados em plenário. Após a aprovação do projeto, é agendada uma sessão especial para a entrega.