
O diretor do Hospital Juliano Moreira, psiquiatra Antônio Freire, destacou nesta quarta-feira (17) a importância da unidade no atendimento em saúde mental na Bahia. Em entrevista ao programa Toda Hora, da Salvador FM, ele explicou como o hospital atua há mais de 40 anos e mantém um diferencial na assistência psiquiátrica.
Segundo Freire, o hospital segue funcionando normalmente, apesar de boatos antigos sobre fechamento.
O Hospital Juliano Moreira, ele fica situado no bairro de Narandiba desde 1982. Teve em algum período, por conta da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica, se acreditou que o hospital estaria fechado, mas o hospital funciona diariamente, 24 horas, nossa emergência funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. A emergência do Hospital Juliano Moreira é uma das poucas emergências em saúde mental, em psiquiatria, que realiza classificação de risco em saúde mental.”
Atendimento e estrutura do hospital
O diretor também ressaltou que a unidade é 100% vinculada ao SUS e possui uma estrutura contínua de atendimento.
Esse é um diferencial da emergência do Hospital Juliano Moreira, que, diga-se de passagem, é um hospital estadual, um hospital vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, 100% SUS e que conta com plantonistas em todo o seu período de funcionamento. Temos psiquiatras de plantão de domingo a domingo.”
De acordo com Freire, a demanda é intensa e os números revelam a relevância da unidade para a rede de saúde da Bahia. “Nossa emergência atende em média 900 pacientes por mês e realiza em torno de 134 internações mensais, dado que foi recentemente atualizado. Nosso tempo médio de internação é de 18 dias”, explicou.