Robôs e axé

Equipe baiana é campeã mundial de drones na RoboCup 2025

A equipe ficou na liderança da categoria "Flying Robots" ("robôs voadores" ou drones") da RoboCup

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A Bahia está no topo do maior Campeonato de Robótica e Inteligência Artificial do mundo. A equipe baiana BahiaRT, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), se sagrou como campeã da categoria “Flying Robots” (“robôs voadores” ou drones”). A RoboCup, também conhecido como “Copa do Mundo de Robôs“, com sede em Salvador pela primeira vez na história, segue com competições aberta ao público até este domingo (20).

A categoria “Flying Robots” foi criada por brasileiro, contudo é uma nova modalidade que tenta se afirmar na RoboCup. Entre os objetivos, as equipes da categoria realizam provas de entrega de kits de primeiros socorros. Além disso, os drones também fazem busca por vítimas em locais de difícil acesso e inspeções.

Para conquistar o 1º lugar da modalidade, a equipe BahiaRT abriu 20 pontos de vantagem para o 2º colocado. TechAgroS, do Instituto federal do Mato Grosso (IFMT) ficou com a vice-liderança. Os baianos ficaram com o troféu e com a experiência única de poder compartilhar aprendizado e disputar uma competição dessa dimensão em casa.

RoboCup e a Inteligência Artificial

Criada em 1997, a RoboCup acontece no Brasil pela segunda vez e primeira em Salvador. O evento reúne mais de 2 mil competidores e 40 delegações de países como Estados Unidos, Japão e China. Ao todo, a Bahia contou com seis times de quatro instituições diferentes: Colégio da Polícia Militar (CPM) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), de Salvador, Instituto Federal de Edicação, Ciência e Tecnologia (Ifba) de Eunápolis, e Colégio Nossa Senhora de Fátima, de Vitória da Conquista.

De robôs que jogam futebol a máquinas capazes de realizar tarefas domésticas e prestar primeiros socorros, e até cachorro-robô, o evento antecipa um futuro cada vez mais próximo. Em tempos de inteligência artificial presente em lares e empresas, a RoboCup mostra como essas tecnologias estão evoluindo para transformar ainda mais as atividades do cotidiano.