Quatro fábricas de cerâmica localizadas no município de Riachão do Jacuípe foram flagradas com ‘gatos de energia’. De acordo com a Neoenergia Coelba, as ligações clandestinas foram identificadas após o núcleo de inteligência da empresa identificar incompatibilidade no consumo das unidades com relação à atividade praticada nos locais. A distribuidora estima que as fábricas desviaram cerca de 70 mil quilowatts/hora de energia, que seria suficiente para abastecer mais de mil residências durante duas semanas.
Durante a operação, outros sete estabelecimentos comerciais, entre bares e restaurantes, também foram flagrados furtando energia na cidade. Os proprietários dos estabelecimentos não estavam no local, entretanto, conforme a Neoenergia Coelba, será aberto inquérito policial para que responda pelo crime cometido.
As ações da Neoenergia Coelba para remover ligações clandestinas em comércios, fábricas e indústrias visam beneficiar a cadeia produtiva da Bahia, pois essas empresas levam uma vantagem indevida e promovem uma concorrência desleal no setor que atuam”, destaca Madson Melo, gerente da Receita da Neoenergia Coelba.
Mais de 250 ‘gatos’ removidos por dia
Em agosto, a distribuidora identificou e removeu cerca de 8 mil ligações irregulares de energia na Bahia, uma média de 254 “gatos” removidos por dia. Em todo o ano, a distribuidora identificou aproximadamente 81 mil fraudes, um aumento de 10% quando comparado ao mesmo período de 2024. A energia recuperada nas ações foi de 331 milhões de quilowatts/hora, suficiente para abastecer 5,2 milhões de residências durante 15 dias.