Foto: Redes Sociais / Data Favela
Foto: Redes Sociais / Data Favela

A pesquisa Raio-X da Vida real do Instituto Data Favela revelou que a falta de dinheiro é o principal motivo para pessoas entrarem no mundo do crime. O instituto divulgou o estudo nesta segunda-feira (17).

De acordo com o instituto, a falta de dinheiro foi o principal motivo para que as pessoas entrassem na criminalidade (49%). Na Bahia, 54% dos entrevistados deram essa resposta. Os motivos seguidos foram: violência, alcoolismo e drogas dentro de casa (13%) e viver em situação de vulnerabilidade social (11%).

Além disso, eles apontaram outras questões como gatilhos para a entrada no mundo do crime, como o senso de justiça e a necessidade de proteger a comunidade onde vivem.

Na contramão disso, no recorte nacional, a maioria dos entrevistados respondeu que, se tivesse a oportunidade, sairiam do crime (58%). Além disso, “Poder abrir um negócio” está entre os principais motivos que fariam essas pessoas deixarem a criminalidade. Na Bahia, 22% disseram que, se pudessem, gostariam de trabalhar com carteira assinada.

A pesquisa Raio-X da Vida Real da Data Favela foi feita entre 15 de agosto de 2025 e 20 de setembro de 2025. No total, os agentes do instituto entrevistaram 3.954 pessoas em situação de crime no tráfico de drogas, em 23 estados no Brasil.