Operação Voo Livre

Homens são presos e centenas de aves são resgatadas na Bahia

De acordo com as investigações, o município de Poções é o ponto central de distribuição

Foto: Divulgação / MPBA
Foto: Divulgação / MPBA

Quatro homens foram presos e centenas de aves foram resgatadas durante a Operação Voo Livre que aconteceu nesta sexta-feira (22). A ação foi realizada nos municípios de Poções, Iguaí e Boa Nova.

De acordo com o Ministério Público da Bahia (MPBA), as equipes cumpriram 13 mandados de busca e apreensão. Durante a operação, prenderam um comerciante apontado como principal articulador das vendas, dois envolvidos na captura e no auxílio das vendas, além de outro responsável pelo transporte dos animais.

Dentre as espécies de aves resgatadas estão: papa capim, sabiá, chorão e pássaro preto. Além disso, os agentes apreenderam motos durante a operação. De acordo com as investigações, o município de Poções é o ponto central de distribuição, com rotas, principalmente para o estado de São Paulo.

Ainda de acordo com as investigações, os homens capturavam as aves em áreas de preservação, faziam o armazenamento em residências e vendiam os animais em feiras livres de Poções. O Ministério Público da Bahia realizou a Operação Voo Livre, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal.