Valorização

‘Investimento gigante’, diz Margareth Menezes sobre fábrica da BYD na Bahia

Ministra da Cultura participou da cerimônia que marcou o início dos testes da montadora

Foto: Reprodução/PS Notícias
Foto: Reprodução/PS Notícias

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, representou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia que marcou o início da fase de testes da linha de produção da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, nesta terça-feira (1º). Em entrevista à imprensa, ela destacou que a iniciativa fortalece o estado na geração de empregos e na valorização da cultura.

“Aqui em Camaçari, será instalada a maior fábrica da BYD na América Latina, com um investimento gigante. Isso trará muito retorno e empregos para a Bahia. Teremos mais um apoiador da cultura brasileira. Hoje se inaugura mais uma oportunidade para o fortalecimento da nossa Bahia”, afirmou a ministra.

A montadora opera nas antigas instalações da Ford, com capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano. Esta fase de testes funcionará como uma implementação gradual e controlada das operações antes do lançamento comercial em escala total.

Inicialmente, a BYD trabalhará com carros semidesmontados, no processo conhecido como SKD (Semi Knocked Down), em que os veículos chegam da China com a carroceria armada e pintada, acompanhados das peças para montagem. Os primeiros modelos produzidos no complexo serão o BYD Song Plus e o BYD Dolphin Mini.

A cerimônia desta terça-feira contou ainda com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues; da CEO da BYD Américas, Stella Li; do presidente da BYD Brasil, Tyler Li; do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao; e do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos.

•Leia também: Fábrica da BYD vai gerar 508 vagas em Camaçari neste mês, diz Augusto Vasconcelos

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.