Balanço

Mais de 2.500 colisões de veículos em postes são registradas na Bahia este ano

Apesar do crescimento dos acidentes, o impacto para a população diminuiu

Foto: Divulgação / Neoenergia Coelba
Foto: Divulgação / Neoenergia Coelba

O número de colisões de veículos em postes aumentou 7,3% na Bahia. De janeiro a agosto deste ano, a Neoenergia Coelba registrou 2.567. O balanço foi divulgado pela distribuidora de energia nesta quarta-feira (17).

Apesar do crescimento dos acidentes, o impacto para a população diminuiu. O total de unidades consumidoras afetadas caiu de 547 mil em 2024 para 513 mil em 2025, uma redução de 6,2%. Entre os municípios que tem maior incidência de colisões de veículos em postes, Salvador tem o maior número de casos, com 138 casos. Em seguida vêm Feira de Santana (126), Vitória da Conquista (114), Luís Eduardo Magalhães (89) e Guanambi (74).

A diminuição no número de clientes atingidos está diretamente relacionada aos investimentos em modernização da rede elétrica, como a instalação de equipamentos automáticos que isolam trechos específicos em caso de acidentes.

A distribuidora ainda orienta que os motoristas redobrem a atenção ao volante, respeitem os limites de velocidade e evitem a direção sob efeito de álcool ou distrações, fatores frequentemente associados a colisões em postes.