
Durante as fortes chuvas que atingiram grande parte da Bahia nas últimas 48 horas mais de 90 mil raios atingiram o estado. Os números foram disponibilizados na base de dados da Neoenergia Coelba. Apesar do alto índice, não houve registro de consequências graves para a população.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a capital registrou em apenas duas horas mais de 110 milímetros de chuva. O volume já é maior do que o esperado para todo o mês de novembro (108,2 mm). As rajadas de vento superaram 80 km/h durante a nova frente fria que atinge a capital baiana nos últimos dias.
Sobre as fortes rajadas de vento, o registro de quase 80 km/h ocorreu na região da Barra. A tendência é que o tempo melhore a partir de sábado.
O boletim mais atualizado da Codesal revela o registro de 80 ocorrências nas últimas 24h. A maioria delas, são ameaças de desabamento, somando 22 registros. As regiões de Itapuã, Cajazeiras, Barra, Liberdade e Cabula somam 12 ameaças de deslizamento de terra.
Dicas de segurança
A concessionária disponibilizou para a população uma relação de cuidados que devem ser adotados para evitar acidentes durante temporais.
- Em caso de queda de cabos elétricos, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas e acione a Neoenergia Coelba pelo número 116.
- Se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e não permita que ninguém se aproxime. Ligue para a Neoenergia Coelba (116) e para os Bombeiros (193).
- Procure abrigo seguro, longe de janelas e portas metálicas durante as tempestades de raios;
- Não realize reparos ou suba em telhados durante a chuva, como instalação ou manutenções de antenas;
- Em caso de alagamento, desligue o disjuntor geral e retire aparelhos das tomadas.


