

Seu José Guimarães e outros pacientes com problemas ortopédicos de Juazeiro estão na lista de espera para transferência para outros municípios da região. Enquanto a vaga não surge, a irmã do aposentado, Luzia Guimarães, e outros familiares se revezam pra não deixá-lo sozinho na unidade de saúde, pois ele não consegue movimentar a perna e acaba se machucando ainda mais.
"Aqui não mexe, mexe em cima da cama até a perna já feriu, né. Estamos aí aguardando para ver o que é que vai dar", contou o idoso.
O hospital especializado em ortopedia mais próximo fica em Petrolina (PE), mas, até esta quinta-feira (19), não havia vaga na unidade para a transferência. A irmã do isoso, Luzia Guimarães, teme que a demora no procedimento prejudique a recuperação do paciente.
"A gente se preocupa dele não poder mais andar, de ficar com algum defeito na perna. Ele está com o pé machucado devido a posição. Ele não tem condições de pagar uma [cirurgia] particular. É uma cirurgia grande, tem que colocar uma prótese, então não tem condições. É triste", desabafou.
Em nota, a Secretaria da Saúde de Juazeiro disse que a Central de Regulação Interestadual é a responsável pela lista de espera por leitos entre as cidades da Bahia e Pernambuco. A Central de Regulação afirmou que realiza buscas diariamente por uma vaga, mas que por enquanto ainda não surgiu nenhuma.
Reprodução/G1


