Fofura à vista!

Pinguins são encontrados em águas baianas

Esses mamíferos saem da costa da Patagônia, na Argentina e no Chile e migram anualmente atrás de alimento

Foto: Divulgação / Instituto Mamíferos Aquáticos
Foto: Divulgação / Instituto Mamíferos Aquáticos

Um pinguim foi encontrado na Praia da Boa Viagem e próximo ao terminal do Comércio, em Salvador. O registro foi feito no sábado (9). O Instituto Mamíferos Aquáticos foi acionado.

Essa não foi a primeira vez que avistaram o mamífero em águas baianas. Na semana passada, o Projeto Baleia Jubarte viu outro pinguim passeando no Arquipélago de Abrolhos, no litoral sul da Bahia. Assim como as baleias-jubarte, os pinguins veem ao litoral baiano em busca de alimento.

Esses mamíferos saem da costa da Patagônia, na Argentina e no Chile e migram anualmente seguindo as corrente marinhas. Este ano, o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) registrou 27 acionamentos de encalhes de pinguins entre vivos e mortos.

O IMA ainda alerta que ao encontrar esses mamíferos na praia, não deve tentar devolvê-lo ao mar e nem colocar eles em vasilhas com água ou gelo. Além disso, é importante não tocar neles e nem alimentá-los.

A recomendação é que acione imediatamente Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), a Polícia Ambiental (COPPA) ou o Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPA).