Dia Internacional da Mulher Negra

Polícia Civil lança protocolo antirracista

O documento orienta práticas de atendimento humanizado, escuta qualificada e atuação integrada com a Rede de Proteção aos Direitos Humanos

Pedro Moraes / Ascom PCBA
Pedro Moraes / Ascom PCBA

A Polícia Civil da Bahia realiza um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra nos próximos dias 23 e 24. Com o tema “Mulheres negras, segurança pública e direitos humanos: compromisso da Polícia Civil contra o racismo”, o encontro reunirá especialistas, policiais e representantes da sociedade civil.

A abertura oficial ocorrerá no dia 23, às 8h30, no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), em Pituaçu. Em seguida, às 11h, a Polícia Civil irá lançar o Protocolo de Atendimento Policial em Casos de Racismo e Intolerância Religiosa, que estabelece fluxos e diretrizes para acolhimento, registro e investigação desses crimes.

O documento orienta práticas de atendimento humanizado, escuta qualificada e atuação integrada com a Rede de Proteção aos Direitos Humanos. Para o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, o evento reafirma o compromisso da instituição com as diretrizes do Governo do Estado da Bahia para a promoção da igualdade racial e o fortalecimento dos direitos humanos.

“A Polícia Civil está alinhada às políticas públicas do Governo do Estado que visam combater todas as formas de discriminação e violência. O lançamento deste protocolo e a capacitação dos nossos servidores representam um passo essencial para garantir um atendimento mais humanizado, qualificado e respeitoso com as vítimas de racismo e intolerância religiosa”, destacou o delegado-geral.