

Nos seis dias de Operação, foram identificados 161 veículos cujas irregularidades comprometiam a segurança do trânsito. Por essa razão, foram retirados de circulação e enviados para os pátios para que os seus proprietários providenciem a regularização. No último Carnaval foram 79 veículos nessas condições.
OCORRÊNCIAS
Apesar dos esforços da fiscalização, a Operação Carnaval 2017 registrou 95 acidentes nas rodovias federais da Bahia. Destes, 23 foram considerados graves, aqueles em que há pelo menos um ferido grave ou uma pessoa morta. No período, 14 pessoas morreram, sendo os óbitos distribuídos em nove acidentes.
Embora o número total de vítimas fatais tenha crescido, a análise dos números do ano passado revela uma redução de 18,18% na quantidade de acidentes em que houve morte, o que aponta para uma maior letalidade nas ocorrências de 2017. Em 2016, foram 13 mortes distribuídas em 11 acidentes; neste ano, 14 em nove.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Associada ao trabalho de fiscalização, a PRF dedicou uma parcela dos policiais envolvidos na operação para a educação para o trânsito. Com o auxílio do ônibus multimissão, os policias apresentaram aos condutores que eram submetidos à fiscalização vídeos educativos de curta duração com orientações sobre a importância da adoção de uma postura defensiva no trânsito. A quantidade de pessoas sensibilizadas pelas ações de educação para o trânsito saiu de 4830 em 2016 para 5495 neste ano.
13 VEÍCULOS RECUPERADOS
Paralelamente à fiscalização de trânsito, a PRF desenvolveu o combate à criminalidade, inibindo ações criminosas contra os usuários das rodovias e impedindo que armas e drogas chegassem às regiões de maior concentração de pessoas. Em todo o estado, os policiais prenderam 35 pessoas por crimes diversos, recuperam 13 veículos roubados e apreenderam duas armas de fogo e dez munições. Cerca de 160g de cocaína, maconha e haxixe foram apreendidos durante a Operação.
Fonte: PRF Bahia


