Veja o resumo da noticia
- Inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública Portuária (CISPP) no Porto de Aratu-Candeias pela CODEBA.
- Estrutura pioneira para aprimorar atividades da Guarda Portuária e operações em centros urbanos costeiros.
- Construção viabilizada por acordo entre CODEBA e Polícia Federal, com instalações para treinamento.
- Implantação futura de Centro de Referência Nacional em Segurança Pública Portuária, alinhado ao MJSP.
- Importância do apoio das forças de segurança para o desempenho das atividades portuárias e combate ao crime.
- Integração entre Codeba e órgãos de segurança para prevenção e combate ao crime organizado nas áreas portuárias.
- Polícia Federal terá presença facilitada e atuante no Porto de Aratu com a nova estrutura de apoio.

Com foco no fortalecimento da segurança pública nos portos organizados, a Autoridade Portuária Federal (Codeba), inaugurou o Centro Integrado de segurança pública Portuária, na tarde desta sexta-feira (19), no Porto de Aratu-Candeias (BA). A estrutura é a primeira do país voltada para o aprimoramento do desempenho das atividades operacionais da Guarda Portuária que atua nos centros urbanos costeiros.
O espaço foi construído do Acordo de Cooperação Técnica da CODEBA e Polícia Federal. O espaço conta com auditório, sala de treinamento de defesa pessoal e estande de tiro.
Além disso, haverá implantação de um Centro de Referência Nacional em Segurança Pública Portuária, alinhado aos padrões do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Na inauguração, o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, reforçou a importância das forças de segurança para o bom desempenho das atividades portuárias.
“Temos aqui um apoio inestimável ao combate ao crime organizado e, também, tem um grande apelo institucional e comercial, porque a presença dos órgãos de segurança, todos cooperados, na área de um porto organizado, além de tornar as operações mais seguras, as torna mais atrativas para o desenvolvimento, e se traduz em geração de emprego, geração de renda e melhor qualidade de vida, ou seja, um projeto de alcance nacional”, ressaltou.
Combate ao crime organizado
A inauguração deste centro é a materialização da integração entre Codeba e os órgãos de segurança pública. O local representa o compartilhamento de técnicas de segurança, bem como a ampliação da prevenção e combate ao crime organizado nas áreas portuárias.
O delegado Marcelo Siqueira destacou como essa inauguração fortalece ainda mais as relações institucionais entre a CODEBA e as forças de segurança.
“Agora a Polícia Federal vai se fazer mais presente aqui no ponto de Aratu. Esse centro de treinamento era um anseio antigo, mas agora, na gestão de Antonio Gobbo, se tornou realidade e tomou corpo. É um centro de treinamento não só da Guarda Portuária e da Polícia Federal, mas das forças policiais como um todo”, afirmou.
Próximos passos e expectativas
Por fim, o delegado do Núcleo Especializado de Polícia Marítima (NEPOM), Márcio Cunha, relembrou toda a trajetória e o engajamento de profissionais.
“Vamos estabelecer a programação inicial, começar treinando a Polícia Federal e a Guarda Portuária. A feliz que o IBAMA também esteja no projeto. Este não é somente um centro de treinamento. É um centro de operação integrada. Portanto, a presença da Polícia Federal aqui fica mais facilitada com essa estrutura”, concluiu .


