Interestadual

Quadrilha que fraudava concursos públicos é alvo de operação na Bahia

No total, a operação Ponto de Contato cumpriu 46 mandados de busca e apreensão

Material apreendido pela operação Ponto de Contato. Foto: Divulgação
Material apreendido pela operação Ponto de Contato. Foto: Divulgação

A Operação Ponto de Contato cumpriu, nesta sexta-feira (19), nove mandados de busca e apreensão na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. A força-tarefa tem como alvo uma organização criminosa que fraudava concursos públicos.

A ação ocorreu de forma integrada com o Ministério Público do Ceará, da Bahia e de Pernambuco. Os mandados foram cumpridos pelas polícias Civil e Militar dos três estados.

Em Juazeiro, informou o MP baiano, a operação apreendeu aparelhos eletrônicos, documentos e equipamentos que seriam utilizados durante o processo de fraude nos concursos.

Ao todo, a Operação Ponto de Contato cumpriu 46 mandados de busca e apreensão, sendo nove deles na Bahia, todos expedidos pelo 2º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias, com sede na Comarca de Iguatu, no Ceará.

Ainda segundo o MP-BA, as investigações começaram a partir de apuração pela Promotoria de Justiça de Icó, no Ceará. Os agentes identificaram indícios de crimes de fraude em concurso público e associação criminosa envolvendo candidatos inscritos para os cargos da Guarda Municipal da cidade. A prova aconteceu no último dia 20 de julho.

Investigadores da Ponto de Contato suspeitam que a organização criminosa agia também em Alagoas.