Alerta

Frei denuncia golpe que explora tragédia em 'Igreja de Ouro' para pedir doações falsas

O golpe explora a tragédia para pedir dinheiro nas redes sociais

Vagner Souza/PS Notícias
Vagner Souza/PS Notícias

Um dos freis responsáveis pela “igreja de ouro”, onde uma turista de 26 anos faleceu após um desabamento em Salvador, denunciou, nesta sexta-feira (7), um golpe. O golpe explora a tragédia para pedir dinheiro nas redes sociais.

De acordo com o frei Lorrane Clementino, um perfil com nome semelhante ao da igreja foi flagrado comentando em postagens sobre o acidente e fazendo pedidos de doações falsos. Um print feito pela Ordem Primeira de São Francisco documenta a ação. As informações são do G1.

Na mensagem, o suspeito fornece um endereço de Pix e afirma que usará o dinheiro para a reforma do templo. [Confira abaixo].

“Acho que atitudes como essa (se aproveitar de tragédias) é falta de humanidade”, destaca o frei Lorrane Clementino.

Tragédia

Parte do teto da Igreja de São Francisco, conhecida como “igreja de ouro”, desabou na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Histórico de Salvador. Além disso, um óbito foi confirmado pelo diretor da Codesal, Sosthenes Macedo.

“Um desabamento praticamente total da parte central da Igreja. A igreja vai ficar isolada. O cenário que encontramos hoje, infelizmente, é com a confirmação da perda de uma vida”, disse à imprensa.

O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, como a madeira que cobria o telhado. A igreja estava em funcionamento, mas não estava cheia pois não ocorria missa no momento do acidente.

Processo para autorização de reformas

Antes de iniciar qualquer reforma, o proprietário do imóvel tombado deve solicitar autorização à prefeitura. O órgão municipal indica qual entidade é responsável pela preservação do bem. Em seguida, a entidade tombadora, como o Iphan, emite uma autorização de intervenção, garantindo que as obras respeitem as diretrizes de conservação do patrimônio histórico.

A tragédia na Igreja de São Francisco de Assis reforça a necessidade de investimentos contínuos na manutenção e conservação de imóveis tombados, preservando assim a história e a cultura brasileira.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.