Mais 100 famílias do bairro de Brotas tiveram as suas residências transformadas pelo Morar Melhor, programa da Prefeitura de Salvador. As casas reformadas foram entregues pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (28), que esteve no local ao lado de Luiz Carlos de Souza, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
Com isso, agora são 900 imóveis do bairro que passaram por intervenções, garantindo bem-estar, bem como segurança para os seus habitantes. Esta foi a quarta vez que o programa requalificou residências em Brotas.
“Tinha vezes que a gente até tinha medo de entrar no quarto, achando que podia desabar. Não desabou porque era telha de amianto, mas se fosse de barro já teria caído. Era goteira para todo lado, a gente tinha que colocar baldes, bacias, de tudo para tentar segurar a água. Mas, graças a Deus, agora todo esse problema está resolvido”, comemorou a aposentada Maria Correia Dias, de 70 anos, que mora na Travessa Santo Eládio há quase 60 anos.
Bruno Reis comentou sobre o impacto do programa Morar Melhor na vida de moradores como Dona Maria e o marido, Seu João, que enfrentavam dificuldades financeiras que impediam a reforma de suas casas. O gestor ressaltou também que, além de melhorar a infraestrutura urbana, o programa leva dignidade às famílias.
“As pessoas já estão acostumadas a ver a Prefeitura asfaltando ruas, colocando iluminação, construindo escadas, unidades de saúde, escolas, quadras e parques. Mas não estão acostumadas a ver a Prefeitura bater à porta e dizer: ‘Dona Maria, tudo bem? Nós somos do programa Morar Melhor e viemos reformar a sua casa’. Isso não é comum. São poucas prefeituras no Brasil que fazem isso”, disse.
De acordo com o secretário Luiz Carlos, neste ano o Morar Melhor completa 10 anos. A meta é chegar até o final de 2025 com 60 mil imóveis reformados pelo programa, beneficiando mais de 240 mil pessoas com melhorias habitacionais.
“Dona Maria, aposentada, sem perspectivas de reforma por falta de condições, é um exemplo do que é o papel do Morar Melhor: levar dignidade, esperança, vida e alegria. Como o próprio nome do programa diz: mudar de vida sem mudar de endereço. No total, estamos chegando a quase 56 mil casas reformadas, 55.429, para ser preciso, e hoje entregamos mais 100 casas”, comentou Luiz Carlos.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.