Iniciada na manhã desta segunda-feira (10), a primeira motofaixa de Salvador já está em operação na Avenida Mário Leal Ferreira, conhecida popularmente como Bonocô. O programa Toda Hora, da Salvador FM, entrevistou o superintendente da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Décio Martins, para detalhar a operação da motofaixa e esclarecer dúvidas.
Assim, a motofaixa foi desenhada entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central, de cada sentido da Bonocô. O espaço tem demarcações com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Com isso, os motociclistas podem transitar com mais disciplina e segurança, sem alterar a dinâmica já existente na via. Apesar da inclusão da motofaixa, cada sentido da avenida continuará tendo quatro faixas para circulação de veículos.
Décio Martins explicou que desde o domingo (9) já tinha observado motociclista utilizando a via exclusiva e que a novidade é um sucesso. Além disso, projetou a criação da faixa em outras vias da capital baiana.
“Não tenho dúvida que é uma medida que vai dar certo, já está dando certo. É uma grande medida para nossa capital que começa a ser implantada aqui na Bonocô, mas vai se estender aí para os principais corredores da cidade”, explica o superintendente.
Além disso, o superintendente Décio Martins explicou que os motociclistas não são obrigados a trefegar pela via exclusiva. Ele esclareceu que a circulação de carros na faixa é proibida, contudo esses veículos podem passar pela motofaixa apenas para realizar conversões para as demais faixas da via.
“O motociclista não é obrigado a transitar na motofaixa, mas a gente observa um desejo muito grande da utilização dessa motofaixa por eles. Mas digamos aqui, nós estamos aqui na subida de brotas. O motociclista pode sair e fazer a conversão para subir Brotas, ou pode vir aqui pela faixa da direita, se assim preferir, e subir Brotas também. O carro, ele pode fazer a conversão observando, obviamente, se tem motos passando. No horário de pico, por exemplo, eu estive lá em São Paulo, é praticamente impossível você fazer essa conversão, dada a quantidade de motos que vêm, digamos assim, numa fila indiana. Mas, circular por cima da motofaixa é proibido”, esclarece Décio.
Por determinação da Senatran, para a instalação da motofaixa, a velocidade máxima na Bonocô passa a ser 60 km/h. Porém, de acordo com a Transalvador, nos primeiros 30 dias, a fiscalização será em fase de testes para os condutores se habituarem ao novo limite. Mesmo com espaço segregado, os motociclistas deverão respeitar a velocidade da via.
Avenida Paralela vai diminuir a velocidade máxima por causa da motofaixa?
Um dos corredores projetados para também receber a motofaixa é a Avenida Paralela, que atualmente tem 80 km/h. Contudo, a via, que é uma das mais movimentadas de Salvador, não deve ter a velocidade máxima reduzida para implantação da motofaixa, como aconteceu na Bonocô. Assim, as vias marginais que devem receber a motofaixa e ligar com a Paralela.
“Esse é um desafio que a gente tem, o Senatran estabelece como velocidade máxima 60 km por hora, então para Paralela o que a gente pensa é colocar a motofaixa nas vias marginais para a gente não comprometer a velocidade da Paralela, que é uma via expressa. A gente retirou os últimos semáforos que ali tinham, com a implantação ali do novo a Paralela”, esclarece.
Além disso, a Avenida Antônio Carlos Magalhães, a Avenida Suburbana e Avenida Juracy Magalhães estão na projeção da Tansalvador para também contar com a motofaixa. Como elas já tem velocidade máxima de 60 km/h, não terão necessidade de redução.
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