Veja o top 10

Santos ou Silva? Saiba qual o sobrenome mais comum na Bahia, segundo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta terça-feira (4) o ranking dos sobrenomes mais comuns na Bahia

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta terça-feira (4) o ranking dos sobrenomes mais comuns na Bahia, com base no Censo 2022. Diferentemente do recorte nacional, em que Silva é o mais frequente, na Bahia o sobrenome Santos aparece na liderança, presente em cerca de 3,7 milhões de pessoas.

Logo atrás estão Silva (2,48 milhões), Souza (1,18 milhão) e Oliveira (1,14 milhão). Também completam a lista Jesus (1,07 milhão), Pereira (561 mil), Santana (498 mil), Lima (465 mil), Alves (441 mil) e Ferreira (419 mil).

Além dos sobrenomes, o IBGE revelou dados sobre os nomes próprios mais populares e os mais inusitados. Entre as mulheres, Maria lidera com 783 mil registros, seguida por Ana e Júlia. Entre os homens, José aparece em primeiro lugar, à frente de João e Antônio.

Por outro lado, nomes curiosos chamam atenção pela originalidade. Sidelicia, Tetezinha e Aladim estão entre os mais raros, com apenas 15 registros cada. Outros exemplos incluem Afilofio, Allejandro, Ronaldinho e Wesliane.