

Quando retomar operação, às 11 horas, tanto no Terminalc de Vera Cruz, na Ilha, como no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, os horários de saída vão ocorrer a cada 15 minutos, caso a concentração de demanda de usuários exija. Hoje o último horário saindo de Mar Grande será às 18h30 e de Salvador, às 19h.
A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo registra movimento bom de venda de passagens nesta quinta. O primeiro catamarã zarpa do Terminal Náutico com destino ao Morro às 8h30 e depois ocorrem as partidas das 9h, 10h30, 13h e 14h30. Saída do Morro: 9h, 12h30, 13h e 15h. As passagens para o Morro são vendidas no momento do embarque nos guichês das operadoras no Terminal Náutico. As escunas que fazem o “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos também operam normalmente. O tour inclui paradas para banho de mar na Ilha dos Frades e em Itaparica e o retorno das escunas a Salvador ocorre às 17h30.
A maré baixa voltou a afetar a travessia na terça-feira (16). As interrupções devem ocorrer até sexta (21). O canal de navegação do terminal fica sem condições de operar em períodos de maré baixa devido à pouca profundidade do canal de navegação.
Parada forçada
De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o canal de navegação do terminal hidroviário de Vera Cruz, equipamento que pertence ao governo do Estado, fica inoperante com maré baixa.
A Astramab explica que defende a realização, junto ao governo, da dragagem (remoção de sedimentos como areia do canal para permitir a passagem das embarcações) e derrocagem (processo de retirada das pedras que impedem a plena navegação). Segundo a Associação, com esses serviços executados, a travessia ficaria livre de fazer paradas obrigatórias em períodos de maré baixa.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), já foi aberto processo licitatório para contratar a empresa que vai dar início ao projeto executivo da obra de alargamento e dragagem do canal de acesso a Mar Grande. O documento norteia as definições técnicas e a melhor forma de realizar os serviços. A expectativa, segundo a Seinfra, é que até novembro a empresa responsável seja contratada e dê início às análises.
O órgão ainda informou que já abriu um processo de solicitação de licença ambiental, no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). De acordo com a Seinfra, a partir das intervenções, o canal vai passar a ter profundidade de até três metros. Isso significa que as embarcações vão poder realizar a travessia sem interrupção, pois atualmente os usuários dependem das condições da maré para navegar entre o terminal de Salvador e Mar Grande.
Reprodução/G1


