Oportunidade

Usina de Beneficiamento de Pescado é inaugurada na Ilha de Bom Jesus dos Passos

Foto: Rafaela Maynard / PS Notícias
Foto: Rafaela Maynard / PS Notícias

A Ilha de Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, ganhou nesta quinta-feira (16) a sua primeira Usina de Beneficiamento de Pescado. Com 100 m², o novo equipamento vai garantir melhores condições de trabalho para marisqueiras e pescadores da região. A usina oferece estrutura completa para lavagem, catação, processamento, cozimento, congelamento e armazenamento de mariscos e pescados.

A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica internacional entre a ONG italiana Associação Voluntária Amici di Sardegna ETS e a Fundação Baía Viva, com apoio da Colônia de Pescadores Z3. Intitulado “Apoio ao saber-fazer das mulheres”, o projeto consolida o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Itália. Assim, a iniciativa promove sustentabilidade, inovação e protagonismo feminino no fortalecimento da economia local.

Durante a inauguração, Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, falou sobre o novo projeto.

“A gente entrega resultado. E nada melhor do que entregar resultados para transformar a vida das pessoas”, afirmou Isabela.

Ela também destacou que a expectativa é de que a usina contribua para a valorização dos produtos extraídos do mar na região.

“A partir do momento em que essa usina efetivamente pegar corpo em que a agenda começar a funcionar plenamente, vai se agregar bastante valor a tudo que já é captado do mar”, salientou.

Foto: Rafaela Maynard | PS Notícias

Isabela acrescentou ainda que a estrutura abre caminho para a criação de novos produtos.

“A tainha, por exemplo, que não é tão valorizada. Essa cooperação mostra os milhares de desdobramentos que podemos fazer a partir da tainha. No setor de construção, por exemplo, a casca desses crustáceos pode hoje beneficiar e fazer calcário. Então existem muitas possibilidades”.

Troca de experiências

Também presente na inauguração, o presidente da Colônia Z3, Antônio Jorge, definiu a unidade como “fabulosa”. Além disso, ele destacou que o equipamento trará muitos recursos e melhorias no beneficiamento do pescado.

Antônio Jorge, ´Presidente da Colônia Z3 / Foto: Rafaela Maynard | PS Notícias

O diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), André Cavalcanti, reforçou que a inauguração da usina destaca a resistência das marisqueiras.

“Demonstra a resistência do povo baiano com as marisqueiras, mas, acima de tudo, a Secretaria de Agricultura vem com a parceria, com a Fundação Baía Viva, com a Associação Amigos da Sardinha, promover essa troca de experiências de formulação, de cultivo, de extração e de beneficiamento da pesca e dos mariscos. Então, é de suma importância para que a gente possa ter uma produção renovada, que tenha uma qualidade, uma preocupação com o meio ambiente e, acima de tudo, trazer benefícios para a população da ilha”, ressaltou.

André Cavalcanti, diretor-geral Seagri / Foto: Rafaela Maynard | PS Notícias

“Orgulho de ser marisqueira”

Ednilse da Paixão de Souza, marisqueira beneficiada pelo projeto, celebrou a inauguração da Usina de Beneficiamento de Pescado. Ela espera que a iniciativa tenha continuidade e inspire a criação de outras unidades na Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Além disso, ela contou à reportagem que aprendeu a mariscar ainda na infância, com a mãe e os irmãos, e destacou o orgulho que sente pela profissão.

“Eu me orgulho muito da minha profissão, porque, graças a Deus, foi a profissão que a gente aprendeu, e que nós estamos aqui levando adiante. Tenho muito orgulho de ser marisqueira, com a ajuda do presidente, de muita gente que estamos aqui, e vocês que estão aqui, dando essa oportunidade para a gente”, finalizou.