O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu uma agenda de dois dias na Bahia, destacando novos investimentos e ações em parceria com o governo estadual. As atividades começaram no semiárido baiano, onde participou do lançamento do mês internacional de vacinação dos povos indígenas.
“Escolhemos a Bahia porque aqui é onde tudo começou, mas também pela parceria e compromisso do governador Jerônimo com os povos indígenas”, afirmou o ministro.
Na ocasião, além do lançamento da campanha, foram anunciados investimentos na construção de 38 novas unidades básicas de saúde e 70 novos sistemas de abastecimento de água voltados para os territórios indígenas.
Na manhã deste sábado (26), Padilha seguiu para a Região Metropolitana de Salvador para cumprir nova etapa da agenda.
Ele visitou as obras da Policlínica em Camaçari, a primeira do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a saúde.
Segundo o ministro, o investimento de R$ 25 milhões é fruto da parceria entre o governo federal e o estadual. Além disso, ele também acompanhou ações para ampliar o Hospital Geral de Camaçari e anunciou apoio do Ministério da Saúde para novas UPAs.
Padilha anunciou que todas as policlínicas da Bahia funcionarão de segunda a segunda, oferecendo exames, pequenas cirurgias e atendimentos especializados. “Isso vai reduzir o tempo de espera para o atendimento especializado aqui na Bahia, como um modelo que vamos expandir para outros estados”, destacou.
Visita às Obras Sociais Irmã Dulce
À tarde, o ministro visitou as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), onde conheceu o Centro Especializado de Reabilitação, que atende pacientes com quatro tipos de deficiência. Padilha se emocionou ao ver o crescimento do serviço implantado ainda em sua primeira gestão no Ministério da Saúde, em 2013. “Ver todo o avanço, o número de mais de 7 mil pacientes atendidos e as tecnologias adaptadas é uma grande alegria”, disse.
Além disso, o ministro visitou o Centro de Pesquisa das Obras Sociais Irmã Dulce, destacando sua importância no novo marco regulatório para pesquisas clínicas no Brasil. “O Brasil tem tudo para ser um dos grandes parques de pesquisa clínica do mundo, e centros como esse são fundamentais para isso”, afirmou.
Investimentos
Padilha ainda anunciou investimentos históricos na produção de medicamentos por meio da Bahiafarma, com R$ 180 milhões destinados à construção de uma nova planta industrial para a produção de medicamentos biológicos em Camaçari.
“Isso vai capacitar a Bahiafarma a produzir o que há de mais moderno, fortalecendo a indústria nacional e ampliando a nossa autonomia tecnológica”, explicou.
Assim, o ministro reiterou o compromisso de seguir investindo nas Obras Sociais Irmã Dulce, com a aquisição de novos equipamentos de imagem e a ampliação dos serviços de radioterapia. “Vou voltar muitas vezes a Salvador para fortalecer ainda mais essa parceria”, prometeu.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.