A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou, na manhã desta quarta-feira (13), uma audiência pública na localidade de Ilha de São João, em Simões Filho. A pauta foi a chegada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que alcançou 29,86% de obras concluídas no lote 1, conforme informações do governo estadual.
O deputado Robinson Almeida (PT), proponente do evento, foi quem conduziu os trabalhos da audiência. O lote 1 compreende o bairro da Calçada, em Salvador, a Ilha de São João. Neste trecho, o projeto prevê 18 paradas ao longo de quase 17 quilômetros de extensão.
A previsão é que parte desse lote, correspondente a 4 quilômetros entre a Calçada e o Lobato, seja inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) até julho de 2026. Neste caso, haverá o funcionamento com operação assistida e gratuita para a população. A conclusão total está prevista para acontecer em 2028.
Visita à fábrica dos trens
Durante audiência pública, foi anunciado que uma comitiva do Governo do Estado, formada por deputados e 20 representantes das comunidades beneficiadas, visitará a fábrica da CAF, em Hortolândia (SP). A viagem ocorrerá no dia 10 de setembro, quando o grupo vai inspecionar os trens que passarão por adequações antes de entrar em operação em Salvador.
“É a maior obra de mobilidade urbana em execução no Brasil, que vai integrar a região metropolitana, fortalecer o desenvolvimento de Salvador e de Simões Filho, com mais oportunidades e geração de emprego para a população. O VLT não é só um transporte, é uma obra de desenvolvimento econômico, de integração e de transformação social”, explicou Robinson Almeida.
Durante o encontro, o diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Maciel, apresentou a perspectiva de expansão do modal. A previsão é que o sistema vá até Mapele, com mais 6 quilômetros, e posteriormente para Camaçari, que deverá somar 24 quilômetros ao sistema.
Além disso, há ainda a perspectiva futura de levar o modal até Alagoinhas, acrescentando mais 101 quilômetros ao modal.
Sem trem e sem VLT
Uma reportagem do PS Notícias, publicada na segunda-feira (11), revelou como a população do Subúrbio sofre com a ausência do trem desde fevereiro de 2021. Assim, o governo baiano desativou o serviço para viabilizar a implantação do VLT.
Desde então, o novo veículo ainda não foi entregue e os moradores dos bairros da região precisam substituir a passagem antiga, que custava R$ 0,50, pela passagem de ônibus, que custa R$ 5,60. Além disso, o tempo de deslocamento aumentou significativamente devido aos engarrafamentos.