Veja o resumo da noticia

  • Anvisa proíbe a comercialização do Tirzec, medicamento com tirzepatida, popularmente conhecido como caneta emagrecedora
  • A proibição abrange importação, venda, uso, armazenamento, transporte, propaganda e distribuição do referido produto.
  • A medida restritiva se estende a pessoas físicas, empresas e veículos de comunicação que promovam o fármaco irregular.
  • Outras canetas emagrecedoras, como Lipoless Esticos, Tirzapep e Royal Pharmaceuticals, também estão vetadas no país.
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a importação, venda e uso do Tirzec, produto que contém tirzepatida, popularmente conhecida como caneta emagrecedora. O medicamento, voltado para tratamento de diabetes e perda de peso, é fabricado no Paraguai.

De acordo com a agência, o remédio não possui registro no Brasil. Além disso, a Quimfa S/A, empresa responsável, não possui autorização para produzir para o mercado brasileiro.

Também estão proibidos o armazenamento, transporte, propaganda e distribuição do produto. A medida também alcança pessoas físicas, empresas e até veículos de comunicação que promovam o medicamento.

Além do Tirzec, as canetas emagrecedoras Lipoless Esticos, Tirzapep, Royal Pharmaceuticals e TG Indufar também são proibidos em território nacional.