Botijão

Botijão gratuito: Goveno lança programa "Gás do Povo" para famílias de baixa renda

Gás do Povo deve beneficiar cerca de 50 milhões de pessoas com até seis recargas por ano

Marcelo Casal / Agência Brasil
Marcelo Casal / Agência Brasil

O Governo Federal oficializou nesta sexta-feira (3) a regulamentação do programa Gás do Povo, iniciativa que garante a distribuição de botijões de gás de 13 kg a famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país. A expectativa é atender até 15,5 milhões de lares, o que representa aproximadamente 50 milhões de pessoas.

A nova política substitui o antigo Auxílio Gás e contempla famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, atualmente fixado em R$ 759.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a seleção dos beneficiários será automática, conforme a disponibilidade de recursos. Terão prioridade os núcleos familiares já incluídos no programa Bolsa Família, que divulgou previamente o calendário de pagamentos referente ao mês de outubro.

Saiba mais sobre o programa

O modelo atual de pagamento em dinheiro será substituído por um vale-gás. O beneficiário irá até uma revenda credenciada mais próxima.

Na hora da retirada, apresentará um vale eletrônico por meio de um aplicativo, cartão, QR Code ou pelo próprio cartão do Bolsa Família.

O desconto será aplicado na hora, e o cidadão não pagará nada pelo botijão de gás. O valor do frete para entregas em casa não está incluído no benefício. Se a família quiser recebê-lo em domicílio, terá que arcar com esse custo adicional.

Caso não exista uma revenda participante do programa no município, o beneficiário deverá se dirigir à cidade mais próxima que tenha uma. Grandes distribuidoras serão obrigadas a garantir a oferta em municípios sem revendas.

Quantidade de botijões

A quantidade não será igual para todos e vai depender do tamanho da família:

Famílias com 1 ou 2 pessoas: 3 botijões por ano (1 a cada 4 meses).

Famílias com 3 pessoas: 4 botijões por ano (1 a cada 3 meses).

Famílias com 4 pessoas ou mais: 6 botijões por ano (1 a cada 2 meses).