O diretor-geral do Detran Bahia, Rodrigo Pimentel, avaliou a possibilidade do governo federal acabar com a obrigatoriedade das autoescolas para interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (30), durante entrevista ao programa Toda Hora, da Salvador FM.
O Brasil tem o trânsito que é o terceiro no ranking que mais mata no mundo. Só aqui na Bahia foram 3 mil mortes em 2024. É como se 10 boings caíssem no estado em um ano e todos morressem”, destacou Pimentel.
O diretor reforçou que a medida precisa ser discutida com cautela, já que pode ter impactos significativos na segurança viária. “Eu acho que a medida deve ser melhor analisada. Concordo que o custo da CNH é muito alto. Mas, antes de extinguir a obrigatoriedade, deveríamos buscar alternativas para baratear o processo, como incentivos fiscais”, disse.
Rodrigo Pimentel também lembrou que o governo lançou recentemente o programa CNH Social, que custeia a habilitação para pessoas de baixa renda.
O governo Lula também criou um programa nacional, usando recursos de multas para ajudar a pagar a CNH. Existem caminhos para reduzir custos sem abrir mão da formação dos condutores”, afirmou.