Cerca de 100 índios pataxós bloqueiam, desde o início da manhã desta segunda-feira, 19, a BR-101, na altura do km 794, próximo ao município de Itamaraju, a 764 km ao sul de Salvador. Os indígenas reivindicam melhorias no transporte, saúde e educação do povoado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles alegam que a empresa contratada para realizar o transporte escolar está sem receber há sete meses, além de existir apenas dois veículos para levá-los até o Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI-BA), responsável pela saúde dos índios, sendo que antes eram 14.
Ainda de acordo com a PRF, eles também contam que foram até a unidade do DSEI e encontraram diversos medicamentos vencidos. Os índios ainda afirmam que muitos moradores do povoado, incluindo crianças, morreram em decorrência da falta de remédio e de profissionais da saúde para atendê-los. Além de todas essas reclamações, os indígenas ainda pedem a saída da coordenadora estadual do DSEI, Mônica Correia Maraba.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.