Brasil

Embraer anuncia voo de seu primeiro avião elétrico

Teste faz parte do novo programa de metas da Embraer, que inclui compromissos ambientais e sociais

Claudio Capucho/Embraer
Claudio Capucho/Embraer

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), anunciou nesta sexta-feira (13) o primeiro voo de seu avião elétrico. O experimento foi feito na unidade de Gavião Peixoto, em São Paulo, como mostra vídeo publicado pela empresa nas redes sociais.

O anúncio faz parte do novo plano de metas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), em que a fabricante estabelece uma série de compromissos com operações neutras em carbono até 2050. Nesse contexto, a companhia anunciou o primeiro voo de sua aeronave elétrica.

“Estamos intensificando nossos esforços para minimizar nossa pegada de carbono ao permanecermos dedicados a soluções inovadoras que tenham um impacto mais amplo para nossos clientes, comunidades locais e nossas aeronaves”,afirmou Francisco Gomes Neto, presidente da fabricante brasileira na apresentação das novas metas de governança.

Além de neutralizar as emissões poluentes de suas atividades industriais até 2040, a Embraer também planeja alcançar emissões líquidas zero de carbono em suas aeronaves até 2050. Para alcançar esse objetivo, a fabricante informou que desenvolverá uma “ampla gama de produtos, serviços e tecnologias sustentáveis”.

A empresa também se compromete a adotar políticas de responsabilidade social nos próximos anos, como a geração de oportunidade de trabalho para grupos minoritários.