Duas mortes

Ex-BBB e médica Thelma Assis alerta sobre riscos do metanol em bebidas adulteradas

O tema ganhou repercussão após duas mortes e oito internações confirmadas

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A ex-BBB e médica Thelma Assis usou o Instagram nesta segunda-feira (29) para alertar sobre os riscos do metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. O tema ganhou repercussão após duas mortes e oito internações confirmadas. Atualmente, há seis casos validados e dez em investigação.

Eu fiquei muito preocupada, é uma situação bem delicada. Por isso eu resolvi fazer esse vídeo pra poder ajudar a divulgar a informação, porque muita gente nem deve saber o que é metanol”, explicou Thelma.

O metanol é um álcool tóxico, usado como solvente industrial, que não pode ser consumido por humanos. Mesmo em pequenas doses, ele pode ser fatal. Segundo a médica, quando ingerido, é metabolizado pelo fígado e se transforma em ácido fórmico, causando acidose metabólica, que pode comprometer cérebro, olhos, pulmões, rins e pâncreas.

Esse ácido fórmico deixa o corpo ácido, que na medicina a gente chama de acidose metabólica […] Ele prejudica o nosso sistema nervoso central, prejudica o nosso nervo óptico, a nossa retina, os pulmões, pode dar uma pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, pode lesionar os nossos pulmões, pode dar uma insuficiência renal… É um quadro muito grave”, detalhou a médica.