Bahia

Pela primeira vez, adro da Igreja do Bonfim será aberto para o povo no dia da lavagem

Segundo Padre Edson Menezes, mudança é para aproximar mais os devotos do templo

NULL
NULL

Pela primeira vez, no dia da Lavagem do Bonfim em 2017, os devotos vão poder acessar o adro da basílica, onde as baianas fazem a tradicional lavagem. Todos os anos, fiéis disputam um espaço no gradil da igreja, na tentativa de conseguir um pouco da água de cheiro que é dada pelas baianas e ficar um pouco mais perto da imagem do Senhor do Bonfim, que fica na fachada da igreja. No próximo ano, a lavagem vai acontecer no dia 12 de janeiro. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (2) pelo padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim. Segundo ele, a mudança é uma tentativa de aproximar ainda mais as pessoas da igreja. “Pouco a pouco, nós estamos querendo que o povo participe. A fé é do povo, o povo precisa cada vez mais se aproximar da igreja, do templo”, explicou. 


Ainda de acordo com o padre, apesar da tentativa de aproximação, ainda não é a hora de abrir a igreja para que as pessoas entrem no dia da lavagem. “Ainda é um pouco delicado abrir a igreja, devido a segurança e o cuidado com o patrimônio, mas pouco a pouco, nós vamos abrindo possibilidades para que o povo chegue perto do Senhor do Bonfim, o Senhor do Bonfim é do povo”, completou o padre.

Desde 2014, a igreja católica começou a participar mais intensamente do dia da lavagem, com a primeira edição da Lavagem de Corpo e Alma, quando os fiéis saem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, antes do culto ecumênico.

A Lavagem de Corpo e Alma vai sair às 8h em direção à Colina Sagrada. Os participantes podem adquirir o kit que inclui camisa, uma garrafa com água benta e um boné, por R$ 32. No ano passado, cerca de 15 mil pessoas participaram desse cortejo, segundo o juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Francisco Pitanga. 

Reprodução: Correio 24 horas/ (Foto: Marina Silva/CORREIO)