Bahia

Procon Bahia autua lojas na 2ª Fase da Operação Black Friday

A ação que tem como objetivo verificar se os fornecedores estão agindo em conformidade com as normas presentes no Código de Defesa do Consumidor

NULL
NULL

.A segunda fase da Operação Black Friday 2016 do Procon-Ba, orgão vinculado a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento social (SJDHDS), que começou no dia 17/11, já autuou até o momento 06 (seis) lojas físicas, entre elas: Magazine Luiza, Fresia, Dippy, House & CO, Schutz e Camicado, principalmente pelas infrações de produtos sem preço visível e ostensivo. 

Nesta fase da operação, o órgão busca fiscalizar os fornecedores em lojas físicas que aderiram a Black Friday, assim como as lojas virtuais. A ação que tem como objetivo verificar se os fornecedores estão agindo em conformidade com as normas presentes no Código de Defesa do Consumidor (CDC) com relação a descontos de produtos disponíveis. Na primeira fase, os fiscais do Procon realizaram monitoramento dos sites e lojas online dos preços praticados pelos fornecedores. 

Os principais pontos fiscalizados no ato fiscalizatório são: precificação adequada dos produtos expostos à venda a garantia do direito à informação, política de troca, rotulagem dos produtos (fabricante, data de fabricação/validade, modo de conservação, advertências, e venda casada. 

"A pesquisa antecipada de preços; a atenção nas ofertas e promoções e; a solicitação dos recibos, contratos e notas fiscais, ajudam o consumidor na proteção dos seus direitos antes, durante e depois da Black Friday”, ressalta o Diretor de Fiscalização do PROCON-BA, Iratan Vilas Boas. 

Fonte: Procon BA