

As apresentações e premiações das 20 criações literárias ocorrem no Sarau Literomusical, na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), entre os dias 13 e 16 de outubro. “É muito importante a Secretaria da Educação estar promovendo um concurso que celebre a obra do escritor Castro Alves. O trabalho literário dele continua atual e precisamos incentivar o estudante a conhecer as diversas vertentes temáticas do autor”, explica a professora de Língua Portuguesa, Lucília Coimbra, integrante da comissão julgadora.
Para a professora Regina Gramacho, também da comissão julgadora, e integrante do Grupo de Pesquisa de Educação em Linguagem (Geling), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/Ufba), “a prática da literatura nas escolas influencia o desenvolvimento do conhecimento em todas as áreas, além disso, o concurso aborda uma questão histórica de um autor importante da literatura brasileira”, afirma. Ainda participa como jurada, a professora Maria Auxiliadora Wanderley, também da Geling.
Concurso
O objetivo do ‘Concurso Festa Literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves’ é promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural da Bahia. Os estudantes foram motivados a produzir escritos literários baseados nas diversas temáticas da obra do escritor Castro Alves.
Fonte: Secretaria da Educação


