A partir de maio, o SUS começará a substituir gradualmente o exame Papanicolau pelo teste molecular RT-PCR, que detecta o DNA do HPV — principal causador do câncer de colo do útero.
A mudança começa por Pernambuco, com previsão de alcançar 435 mil mulheres em um ano, e pode se expandir para outros estados como Minas Gerais. O novo teste apresenta 97% de sensibilidade, permite maior intervalo entre coletas (de três para cinco anos) e a Atenção Primária à Saúde poderá adotá-lo até 2026.
O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) desenvolveu e a Anvisa aprovou o kit, que identifica 14 subtipos de HPV de alto risco.
O RT-PCR detecta o HPV antes das lesões, aumentando as chances de diagnóstico precoce, enquanto o Papanicolau vê células alteradas. Estudos apontam que ele pode identificar o HPV cancerígeno até dez anos antes do desenvolvimento da doença, tornando o tratamento mais simples e menos oneroso.
Como era com o Papanicolau?
De todos os cânceres causados pelo HPV, 93% são de colo do útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor é o terceiro mais comum entre as mulheres. São 6,5 mil mortes por ano, ou seja, uma morte a cada 90 minutos.
Além de oferecer a vacina contra o HPV, os profissionais de saúde também realizam a prevenção por meio do teste de Papanicolau (citologia oncótica cervical). No exame ginecológico, o médico colhe amostras do tecido do colo uterino e encaminha para análise em laboratório. A partir daí, é feita a identificação de alterações celulares causadas pelo HPV, ou seja, lesões pré-cancerígenas provocadas pelo vírus.
Especialistas recomendam o teste para mulheres de 25 a 64 anos com vida sexual ativa. Após dois exames anuais consecutivos com resultado normal, as pacientes devem repeti-lo a cada três anos. No entanto, os profissionais consideram a performance do Papanicolau mediana, já que o exame pode não identificar lesões pré-cancerígenas e até tumores já estabelecidos.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.