Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Pelo menos outros três casos suspeitos de intoxicação por metanol, além dos sete já confirmados na Bahia, são investigados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A informação foi confirmada na manhã deste sábado (3).

De acordo com o que divulgou a TV Bahia, além dos casos confirmados, outros oito foram registrados como suspeitos. Deste total, cinco já foram descartados, incluindo o de um residente de Ribeira do Pombal.

A Sesab declarou ainda que tem atuado em parceria com o Ministério da Saúde e com as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de desenvolver ações de vigilância à saúde e reforçar a conscientização e os cuidados preventivos junto à população.

Casos anteriores

Os primeiros casos na Bahia foram confirmados em 31 de dezembro de 2025, após um laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) constatar a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas na cidade de Ribeira do Pombal, no interior do estado.

A substância também foi identificada em amostras de sangue de sete pacientes hospitalizados com sintomas de intoxicação. Do total de intoxicados em Ribeira do Pombal, seis consumiram uma bebida à base de vodca durante uma festa de noivado.