Convocação

Caetano Veloso critica PEC da Blindagem: “A gente tem que ir para a rua”

Caetano classificou a proposta como um retrocesso para a democracia brasileira e convocou a população

Reprodução
Reprodução

O cantor e compositor Caetano Veloso fez duras críticas à PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados. Em declaração publicada nas redes sociais, ele classificou a proposta como um retrocesso para a democracia brasileira e convocou a população a se mobilizar contra a medida.

“A PEC da bandidagem, que é o que é, a PEC da bandidagem, tem que receber da sociedade brasileira uma resposta saudável, socialmente saudável. Uma manifestação de que grande parte da população brasileira não admite um negócio desse. Ainda mais sendo agora às pressas levadas à frente esse projeto de anistia não pode ficar sem resposta por parte da população brasileira. A gente tem que ir para a rua, para a frente do Congresso como já fomos outras vezes, voltar a dizer que não admitimos isso como povo, como nação, não admitimos”, disse o cantor.

Aprovação da PEC

A PEC da Blindagem foi aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira (16). A proposta, de autoria do ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), e relatada pelo deputado baiano Cláudio Cajado (PP), dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores. No primeiro turno, foram 353 votos a favor e 134 contra. Já no segundo, 344 votos favoráveis e 133 contrários.

Entre os 39 deputados federais da Bahia, 22 votaram a favor, 14 foram contrários, um se absteve e dois não participaram da votação.

Agora, a PEC segue para análise no Senado Federal. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA), já adiantou que vai trabalhar para barrar a proposta. Segundo ele, o texto “não passa de jeito nenhum” porque não terá os 49 votos necessários.